Gustavo Mendes é o novo CEO da GSTEP

Com quase 30 anos de experiência no setor das TI, Gustavo Mendes abraça agora o novo desafio de liderar a equipa da GSTEP com o objetivo de alavancar o crescimento da empresa para novos patamares, reforçar a presença no mercado nacional e internacional, potenciar a oferta e desenvolver cada um dos colaboradores. O seu curriculum inclui 5 anos na Vision-Box, 18 anos na KPMG Portugal e 5 anos na Pararede (atual Glintt).

Oeiras, 24 de maio de 2023 – A GSTEP, tecnológica portuguesa especializada em Business Intelligence (BI), Business Analytics (BA) e Enterprise Performance Management (EPM), acaba de anunciar a contratação de Gustavo Mendes como CEO para alavancar o crescimento da empresa para novos patamares, reforçar a presença no mercado nacional e internacional, potenciar a oferta e desenvolver cada um dos seus colaboradores.

Gustavo Mendes substitui Carlos Cardoso ao leme da GSTEP, que assume agora as funções de Chairman. O novo CEO tem um vasto curriculum na área das TI, com quase 30 anos a desenvolver programas de transformação digital para clientes de várias indústrias, em diversos países de diferentes continentes.

“O Gustavo vem liderar a empresa para uma nova fase de crescimento, capitalizando na sua experiência e profundo conhecimento de consultoria técnica e funcional de projetos em várias regiões do mundo. A visão estratégica que possui por ter trabalhado em múltiplos contextos de negócio, geográficos e tecnológicos, combinada com provas dadas no crescimento de organizações de TI, permitirá ao Gustavo fazer evoluir o negócio da GSTEP, desenvolver profissionalmente os seus colaboradores e incrementar o valor das soluções para os clientes”, salienta Carlos Cardoso.

A visão que Gustavo Mendes tem para o futuro da GSTEP é precisamente de ser reconhecida no mercado nacional e nos mercados internacionais escolhidos como a empresa tecnologicamente mais avançada no tratamento de dados, disponibilização de informação e geração de conhecimento, como a melhor a disponibilizar esse conhecimento ao negócio dos seus clientes e respetivos colaboradores, com respeito pelos mais elevados padrões éticos e de privacidade.

Licenciado em Gestão pelo ISEG e com um MBA pela Universidade Católica, antes de integrar a GSTEP, Gustavo Mendes foi durante cinco anos Head of Global Professional Services da Vision-Box. Anteriormente desempenhou o cargo de Associate Partner no departamento de IT Advisory da KPMG Portugal, empresa onde iniciou a sua carreira em 1995 e para a qual trabalhou durante dezoito anos até 2018 – com um interregno de cinco anos, de 1999 a 2004, altura em que geriu a unidade de SAP na Pararede (atual Glintt).

Gustavo Mendes também colaborou com o ISEG lecionando numa pós-graduação sobre a temática da Transformação Digital e durante cinco anos colaborou com o ISCTE na cadeira de mestrado de Auditoria e Qualidade em Sistemas de TI.

Sobre a motivação para iniciar este novo desafio na GSTEP, como consultora focada em maximizar o valor dos dados, Gustavo Mendes revela: “O mundo está hoje escrito em Uns e Zeros, seja em vídeos, fotos, exames médicos, mapas, conversas verbais transcritas, etc., como nunca esteve antes, portanto, não é exagerado dizer-se que o mundo está transcrito para Dados. Por outro lado, o poder computacional é potencialmente ilimitado – em pouco mais que cinco minutos é hoje possível ter infraestrutura. Estes dois pontos de partida combinados com os avanços da Inteligência Artificial, incluindo a sua aplicação a Machine Learning/Deep Learning, etc., fazem com que Business Intelligence, no sentido mais lato da disciplina, seja o lugar mais entusiasmante para se estar para quem pretende liderar uma equipa de talento em tecnologia e transformar os dados em soluções para os seus utilizadores. A GSTEP proporciona-me esse ponto de partida, seja pela equipa de engenharia e gestão que possui, seja pela base sólida de clientes, que em muitos casos são parceiros de inovação, e também pela base de parceiros tecnológicos, que estão claramente na vanguarda dos três pilares acima descritos. É com grande energia que assumo estas funções, reconhecendo o voto de confiança que me é dado”.

 

Sobre a GSTEP

A GSTEP é uma empresa especialista nas áreas de Business Intelligence (BI), Enterprise Performance Management (EPM) e Business Analytics (BA), com elevado know-how nas tecnologias líderes. Constituída por uma equipa sénior e qualificada, com várias dezenas de técnicos certificados nas mais variadas tecnologias de BI, EPM e BA, a GSTEP é uma referência nos mercados de Portugal, Europa Ocidental, Médio Oriente e África. 

 

Maio 24, 2023
Top