Business Intelligence-header_GSTEPBusiness Intelligence-header_GSTEP

Business Intelligence

Business Intelligence

Business Intelligence-elements_GSTEPBusiness Intelligence-elements_GSTEP

A área de Business Intelligence surgiu para dar resposta aos seguintes desafios:

O volume de informação produzido hoje em dia, a cada minuto, é incomensuravelmente superior à capacidade de análise,  filtragem, confirmação, cruzamento ou consolidação.

Por outro lado os dados e a informação que dele se podem extrair, são o maior recurso de que as organizações dispõem para melhorar a sua eficiência e competitividade, desde que a informação seja fiável, atempada e coerente.

A missão da GSTEP na área de Business Intelligence coincide com a resposta a estes desafios, no sentido de auxiliar os seus clientes a responderem a questões como:

Que dados tenho ao meu dispor e como posso tirar o melhor partido deles?

Como obter os melhores resultados para a minha organização a curto, médio e longo prazo? Preciso de um Data warehouse, de um Datalake ou de um Data Mart?

Os meus dados devem estar armazenados onde? Em file system ou em base de dados? On premise ou na cloud?

Quais são as melhores tecnologias de Business Intelligence para responder às minhas necessidades de Armazenamento de dados, Análise de dados, Difusão da informação e de Acesso à informação?

Qual/quais os melhores fabricantes das tecnologias de Business Intelligence disponíveis para o meu caso concreto, atendendo à minha atual e previsível evolução da infra estrutura de IT?

Business Intelligence bg_GSTEPBusiness Intelligence-circle_GSTEPGstep-business-intelligence-elemento1

Assessments

Data Management
and Data Governance

Data Modeling

Data Exploration

Data Access and Security

linha1-business-intelligence_GSTEPlinha1-business-intelligence_GSTEPlinha2-business-intelligence_GSTEPlinha2-business-intelligence_GSTEPlinha2-business-intelligence_GSTEP

Soluções Business Intelligence

Business Intelligence é a combinação de ferramentas e métodos na sua organização, envolvidos na ajuda da definição e planeamento de uma estratégia de negócio.

Estas soluções unificam as várias fontes de dados existentes em cada organização, permitindo aos mais diversos utilizadores uma “verdade única” e de confiança.  

Denominadas como Soluções de Suporte à Decisão,  permitem analisar padrões, tendências e comportamentos, possibilitando a tomada de decisões corporativas.

A constante evolução das  necessidades de negócio, leva a aumentar a independência de cada utilizador, colocando as capacidades de análise nos key users e analistas de negócio “self-service Business Intelligence”.

Com um Sistema de Suporte à Decisão, poderá obter uma vantagem competitiva, permitindo eficiência individual, redução das necessidades das equipas, resolução de problemas e aumento do controlo organizacional.

Implementamos há vários anos Sistemas de Suporte à Decisão em médias e grandes organizações, ao nível departamental ou corporativo.

Temos experiência com todo o tipo de dados e nas melhores formas de os armazenar, organizar e explorar.

O assessment vai permitir-lhe entender como mapear o estado atual de maturidade em Business Intelligence da sua organização, com a desejável obtenção de resultados a curto prazo,  sem comprometer uma estratégia duradoura.

O conhecimento e gestão dos dados são duas áreas de grande importância, inevitavelmente ligados.

Vamos acompanhá-lo nesta jornada, em que o volume e variedade de informação apresentam grandes alterações, que necessitam ser permanentemente monitorizadas e documentadas.

A Modelação de dados obriga-o a articular o seu negócio e respetivos processos, permitindo a colaboração e aumento de sinergias entre as diversas áreas na sua organização.

De forma a construir uma base de dados com os seus clientes necessita, não só de identificar que dados possui atualmente, como também saber como utilizar esses dados. 

Este processo traz à superfície os seus dados e a forma como eles se relacionam entre si, fornecendo uma base fundamental não só para conhecer, como também melhorar os seus processos de negócio.  

Torna mais fácil a integração de processos que possuam regras e fórmulas de cálculo, uniformizando a aplicação das mesmas.

Ferramentas de elevadas capacidades gráficas e capazes de aplicar, de forma transparente para os decisores, algoritmos de inteligência artificial, clustering e identificação de outliers.

Tornam-se indispensáveis em casos em que a relação entre conjuntos de dados não é facilmente detetável.

Vamos ajudá-lo na configuração destas ferramentas e na sua preparação, de acordo com os perfis de utilizadores de cada organização.

Uma boa organização de dados corporativa não se refere apenas à estrutura interna de armazenamento dos mesmos. Esta de nada vale se não existir uma boa estratégia de acessos e partilha de informação.

É necessário definir um modelo de governance transversal a toda a organização e que vá de encontro às suas necessidades.

Crie regras de gestão de grupos ou perfis para restrição de dados, de forma a mapear com as áreas de negócios ou funções de cada um.

Tenha uma visão corporativa e transversal da sua organização, partilhando a informação certa com o colaborador certo.

Business Intelligence_tecnologia_bg_GSTEPGstep-business-intelligence-elemento1

Oracle Cloud Infrastructure

Business Intelligence-circle_GSTEP

Oracle Database Management

Business Intelligence-circle_GSTEP

Oracle Analytics and Big Data

Business Intelligence-circle_GSTEP

Microsoft Azure

Business Intelligence-circle_GSTEP

Data Factory

Business Intelligence-circle_GSTEP

Databricks

Business Intelligence-circle_GSTEP

Datalake

Business Intelligence-circle_GSTEP

Synapse

Business Intelligence-circle_GSTEP

Power Platform

Business Intelligence-circle_GSTEP

Power BI

Business Intelligence-circle_GSTEP

Power Apps

Business Intelligence-circle_GSTEP

Power Automate

Business Intelligence-circle_GSTEP

Tecnologias Business Intelligence

A Oracle Cloud Infrastructure é uma plataforma que permite solucionar quaisquer necessidades relacionadas com dados, informação e sua exploração.

Todas as soluções que a Oracle disponibiliza on-premise estão também disponíveis na Cloud, permitindo-lhe o planeamento da migração dos dados e sistemas da sua organização para a Cloud de um modo faseado.

Principais vantagens de uma solução Oracle Cloud:

 

  • Elasticity – facilidade de alocação e diminuição de recursos de acordo com as suas necessidades, seja no dia a dia , seja em situações sazonais;
  • Availability – com um SLA dos mais elevados do mercado e com a sua distribuição sempre em crescimento nos Data Centers, possuem diversos Availabiliy Domains, com downtimes praticamente inexistentes.

Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud Service é um serviço totalmente automatizado, de alto desempenho e elástico. Tem todo o desempenho da Base de Dados Oracle num ambiente totalmente automatizado, que é otimizado para a performance requerida num Data Warehouse.

Além do ADW, a Oracle disponibiliza ainda, para armazenamento de dados na Cloud, as seguintes opções:

  • Database Cloud Service: Bare Metal
  • Database Cloud Service: Virtual Machine
  • Exadata Cloud Service
  • Exadata Cloud@Customer
  • Oracle NoSQLDatabase Cloud Service
  • Oracle MySQL Database Service

Permite à sua organização alojar dados estruturados, semi-estruturados ou não estruturados, provenientes das mais variadas aplicações, desde redes sociais, bases de dados relacionais, sensores ou informação captada pelos seus dispositivos móveis. Ideal para grandes volumes de dados.

Para explorar os dados contidos no Data Warehouse, conseguir combiná-los com outra informação nos mais diversos formatos e ainda tirar partido das capacidades de Inteligência Artificial e Machine Learning da sua base de dados, a Oracle disponibiliza Analytics and Big Data de onde se destacam:

  • Oracle Analytics Cloud – Simplifica a forma de analisar e agir sobre a informação, permitindo a deteção de tendências, exceções e criação de modelos de Machine Learning, estando disponível em dispositivos móveis.
  • Oracle Data Science – Permite que as equipas de Data scientists organizem facilmente o seu trabalho, acedam aos dados e recursos informáticos e construam, treinem, implementem e giram modelos na Oracle Cloud.
  • Oracle Big Data Service – Um serviço automatizado que proporciona um ambiente de alta performance e capacidade, feito à medida, para alavancar as capacidades analíticas das organizações.
  • Oracle Big Data SQL Cloud Service – Permite a análise imediata dos dados através da Apache Hadoop, NoSQL e Oracle Database, com elevado desempenho. Desde a simplificação dos esforços de Data Science, até à exploração de Data Lakes, torna acessíveis os benefícios de Big Data para um maior grupo de utilizadores finais.
  • Oracle Cloud Infrastructure Data Catalog – Trata-se de um serviço de gestão de metadados que potencia a capacidade de organizar, gerir e enriquecer a informação sobre os dados da organização.
  • Oracle Cloud Infrastructure Data Flow – Permite executar aplicações Apache Spark sem infraestrutura, através de um serviço de Big Data, totalmente construído para otimizar o desempenho e eficiência.
  • Oracle Cloud Infrastructure Data Integration – É um serviço ETL nativo da nuvem para integrar, transformar e mover dados dentro do ecossistema Cloud Infrastructure.
  • Oracle Cloud Infrastructure Streaming – permite a ingestão e armazenamento de fluxos de dados contínuos e de grande volume e o seu processamento  em tempo real.

O Microsoft Azure é um conjunto de serviços Cloud que permite enfrentar os seus desafios corporativos. Possibilita uma implementação em grande escala, através das suas diversas ferramentas e mais variadas arquiteturas.

Principais vantagens de uma solução Microsoft Azure Cloud:

  • Flexibilidade – Aumento ou diminuição de recursos conforme as necessidades;
  • Integração – Suporta a maioria das linguagens, ferramentas ou frameworks;
  • Robustez – 99.95% de disponibilidade – SLA e 24×7 de suporte técnico;
  • Global – Data centers Geo Sincronizados;
  • Económica – Apenas paga o que usa.

O Azure Databricks é um serviço de análise, direcionado para o desempenho baseado em Apache Spark, otimizado para os serviços Cloud da Microsoft. A sua otimização permite completar tarefas em menos tempo, reduzindo custos de computação na Cloud.

É o serviço de integração de dados híbrido que simplifica o ETL em escala.

Ferramenta de integração de dados na Cloud sem servidor, totalmente gerida e rentável, que pode ser dimensionada a pedido.

O Azure Synapse Analytics é um serviço de análise ilimitado, que junta o armazenamento de dados corporativos e a análise de macrodados.

Permite-lhe definir a estratégia e decidir como quer analisar os seus dados, mediante a utilização de recursos aprovisionados.

O Azure Synapse alia estes dois universos a uma experiência unificada para ingerir, preparar e fornecer dados às suas necessidades imediatas de Business Intelligence e Machine Learning.

Esta versatilidade torna-o o serviço perfeito, tanto para Engenheiros, como para Data scientists e Analistas de negócio.

A mais recente Plataforma do Azure agrega 3 produtos (Power BI, Power Apps, Power Automate), disponibilizando desta forma uma fácil manipulação, navegação e automatismos na análise dos seus dados.

Crie relatórios e dashboards inovadores, utilizando o Microsoft Power Business Intelligence.  

Com centenas de visuais disponíveis, produza gráficos dos seus dados que o ajudarão, à distância de um clique, a descobrir padrões e a obter revelações sobre o seu negócio.

Ligue-se, transforme, limpe e crie modelos para a análise de dados.

Inicie-se no mundo da criação de aplicações de forma fácil e rápida.

Capacite a sua equipa com autonomia para criação e lançamento de aplicações, utilizando modelos pré-construídos e técnicas de drag and drop para renovar o seu negócio.

Aumente a sua produtividade, reduzindo tempo nas tarefas manuais do seu dia-a-dia.

Automatize desde a tarefa individual mais simples, até à integração de sistemas de larga escala, utilizando um dos muitos conectores disponíveis.

Produza fluxos de trabalho sem necessidade de código.

Disponibilize capacidades de Inteligência Artificial de forma a que se possa focar na estratégia de negócio.

Descubra a solução/tecnologia Business Intelligence ideal para a sua organização
Top