Business Analytics
Conhecimento que capacita os decisores a maximizarem os seus objectivos.
As soluções de Business Analytics visam ganhar nova informação e conhecimento dos dados disponíveis através da construção de modelos de Data Mining e Inteligência Artificial. O Business Analytics pode ser utilizado para:
- Novos modelos para deteção de problemas e oportunidades de melhoria
- Detetar focos de redução de custos
- Analisar e segmentar clientes, processos, transações ou produtos
- Descobrir formas de maximizar o valor de cada cliente
- Efetuar simulações e análises competitivas
- Sinalizar e antecipar possíveis situações de fraude ou não-conformidades
O Business Analytics cria valor através de diversas abordagens estratégicas:
Predictive Customer Analytics: como maximizar o valor da relação com o cliente?
Predictive Operations Management: como melhorar e otimizar as operações e os processos?
Predictive Risk & Threat Management: como evitar e reduzir as perdas derivadas do risco, abuso e fraude?
Demand Forecast: como prever a procura e adequar a oferta à mesma, sem reduzir níveis de serviço?
A aplicação de metodologias avançadas de Inteligência Artificial e Data Mining alavanca a capacidade de decisão, descrevendo com mais precisão a realidade, compreendendo o que está a acontecer e porquê. Levando a agir com menos incerteza face ao futuro, permitindo uma abordagem proativa e não reativa.

Ver também: Business Intelligence e Enterprise Performance Management